Páginas

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Vamos ao veterinário: a importância do check-up















Ontem foi o Dia do Animal e do Médico Veterinário por isso, não podia deixar passar este data sem falar um pouquinho da importância de levar os nossos bichinhos ao veterinário.

Muitas vezes a visita ao veterinário é feita apenas quando os nossos animais estão doentes mas, na verdade, todos os animais deveriam visitar o veterinário pelo menos uma vez ou, idealmente, duas vezes ao ano.

A visita de rotina é algo de grande importância, não só pela vacinação mas também porque é um momento que permite ao veterinário avaliar o estado de saúde geral do nosso animal. Além disso, os animais de estimação envelhecem mais depressa do que nós, o que significa que a importância destes check-ups é ainda maior!

Estas consultas consistem num exame físico completo ao nosso animal, perguntas ao proprietário e, por vezes, realização de exames complementares (análises sanguíneas e à urina, por exemplo) que, no seu conjunto, permitem detetar patologias quando estas ainda não são muito severas (e difíceis de tratar).

Afinal de contas, o que é melhor? Diagnosticar uma doença no seu início (ou mesmo prevenir o seu desenvolvimento) e tratá-la atempadamente…ou levar o nosso amigo de quatro patas ao consultório quando já está doente, a sofrer e, muitas vezes, com patologias em estado avançado, que já não podem ser revertidas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário