Páginas

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Estimular a mente do seu cão...Brincando!



Os brinquedos e jogos interativos são uma excelente maneira de promover tanto a atividade física como a atividade mental dos nossos amigos de quatro patas.

O cão é um animal extremamente social e, na maior parte dos casos, muito ativo e curioso, por isso jogar com brinquedos desenvolvidos para estimular o intelecto dos nossos amigos de quatro patas pode ser extremamente benéfico em várias vertentes:

Por um lado, incentiva ao exercício físico (que é deveras importante para a manutenção de um peso saudável) e funciona como um "destressante" para gastar energias acumuladas durante o dia (enquanto deixámos o nosso pequeno amigo sozinho em casa para ir trabalhar ou estudar).

Além disto, estes brinquedos estimulam o intelecto do cão ao obrigá-lo a solucionar problemas e ultrapassar "obstáculos". Este tipo de brinquedos mantém os cães interessados e entretidos por maiores períodos de tempo, ajuda a combater a ansiedade e tédio que muitas vezes levam os animais a exibirem comportamentos inapropriados e destrutivos e, ao estimularem a resolução de problemas, são apropriados tanto para animais jovens como para animais seniores.

Aqui ficam alguns exemplos de brinquedos e jogos que consideramos muito benéficos para os animais:

- Brinquedos da Kong Company:

Estes são, muito provavelmente, os brinquedos para cão mais vendidos em todo o mundo. Além de serem extremamente robustos e de apresentarem uma durabilidade lendária, cada um dos modelos está disponível para diferentes tamanhos de cão e idade.
Kong Clássico - Resistente aos roedores mais teimosos (existe também o modelo Extreme, ultra-resistente). Ao ser arremessado exibe padrões de movimento imprevisíveis que mantêm o animal atento e interessado e são ocos para que se possa rechear o seu interior de biscoitos ou pastas alimentares próprias para cães.



Kong Wobbler - Sem dúvida o meu favorito! A primeira vez que o vi ser utilizado foi, num hospital veterinário no Reino Unido, onde é utilizado como recompensa após as sessões de quimioterapia. O Wobbler é um dispensador de comida do tipo "sempre em pé" que desafia os animais a tentarem perceber como obter a ração que se encontra dentro do brinquedo. É muito divertido para cães (e donos) e, uma vez mais, a imprevisibilidade de movimentos leva a longas sessões de brincadeira. Também pode ser utilizado para alimentar animais que, de outro modo, devoram as refeições com demasiada sofreguidão.

- O Buster Cube é semelhante ao Kong Wobbler na medida em que também funciona como dispensador de alimento que tem de ser rolado e virado pelo animal de modo a que os pedacinhos de ração saiam dos orifícios existentes no brinquedo.

Buster FoodCube

- O Nina Otosson Dog Brick Interactive Toy é como um puzzle que o cão (ou o gato!) tem de resolver para conseguir chegar à recompensa. O objectivo é fazer deslizar os slides de modo a conseguir chegar aos pedacinhos de ração. É um brinquedo muito interativo e interessante para ser jogado a dois: dono e cão!

 Nina Otosson Dog Brick Interactive Toy
Estes são apenas alguns exemplos... Se ficou interessado e gostaria de adquirir um destes brinquedos, sites como a Amazon, a Training Lines e a Tienda Animal oferecem vastas seleções de jogos deste tipo. 

- Conhecia este tipo de brinquedos? Costuma utilizá-los com os seus animais? Partilhe a sua experiência connosco!



6 comentários:

  1. O meu cão reconhece pelo nome os 4 brinquedos que tem: bola, pato, ursinho e cão...

    ResponderExcluir
  2. Mais uma boa sugestão! Ensinar diferentes palavras aos nossos animais é um excelente estímulo!

    ResponderExcluir
  3. Muito giros mas acho que nunca vi à venda!
    Bj S

    ResponderExcluir
  4. Olá S! Obrigada pelo comentário. De facto, não é muito fácil encontrar-se em Portugal... Mas hoje em dia, com as lojas online, estes produtos ficam-nos à distância de um clique :) De qualquer modo, no caso do Kong clássico, há "cópias" de marca branca à venda em hipermercados e também outros brinquedos com o mesmo fim! Beijinho

    ResponderExcluir
  5. Que engraçado, falei destes brinquedos à minha mães hà menos de uma semana.
    Nunca os vi a venda em Portugal, mas eu vivia na Suiça e sei que se encontra com mais facilidade.
    Estou à procura do cubo ou do "nina" para a minha cadela!
    Tento brincar com ela todos os dias.. faz muitos truques e é muito esperta!

    http://avidacorchihuahua.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. São espetaculares!! Uma excelente compra se decidires mandar vir de algum lado. É uma pena não haver mais mercado para estas coisas em Portugal e ter de se mandar vir do estrangeiro...

    ResponderExcluir